A Respiração

Postado por Fabiana , sexta-feira, 30 de abril de 2010 16:53


A respiração é algo que fazemos por extinto. Ao nascermos passamos a respirar, isto é, a viver. A respiração é a principal fonte de energia. Como algo natural, não prestamos a atenção em como fazemos, nos simplesmente fazemos e pronto. Mas ocorre que nossa respiração pode estar sendo executada de forma incorreta, afetando nossa saúde, pois mais de 80% das impurezas e toxinas presentes no organismo podem ser eliminadas através da respiração, porém a maioria das pessoas utiliza somente 35% de sua capacidade pulmonar. Nossa respiração pode demonstrar nosso estado emocional, quando, por exemplo, estamos agitados, ou nervosos, ou cansados, ou tranquilos, ela sofre alterações em seu ritmo e traz- nos consequencias, aumento de batimento cardíaco, falta de ar, sufocamento, e outros mais.
Sabendo agora da importancia da respiração, pois não é possivel, deixar de acontecer por fazer parte da manutenção de nossa vida, podemos analisar que se a fizermos de forma correta, ou adotar praticas se possiveis diárias para tentar corrigí-la, estaremos ajudando todo nosso organismo a se equilibrar.
E eu particularmente adoro essa palavra: EQUILIBRIO, porque significa que esta em perfeita sintonia e ordem.
Existem técnicas, as quais, podemos adotar para que possamos sentir os efeitos de um organismos equilibrado.
Arespiração é de vital importância, cujo controle e domínio afastará muitos obstáculos como preguiça física e mental, entorpecimento do corpo físico e até mesmo moléstias comuns. A respiração dá ritmo e organiza o fluxo do sangue e das energias sutis nos centros energéticos (chakras).

Pessoas que sofrem de insônia, são agitadas e ansiosas, angustiadas, desassossegadas em poucos dias alcançarão resultados curativos, já que possuem uma respiração desiquilibrada.
O suspiro na hora aflitiva é um pedido de socorro do corpo físico e dos centros energéticos.

O Sudarshan Kriya é uma técnica de eficiência comprovada cientificamente que utiliza ritmos específicos de respiração para restabelecer o equilíbrio da vida.
BENEFÍCIOS

1. Reduz o estresse

2. Propicia mais alegria e entusiasmo

3. Eleva a auto-estima

4. Melhora a saúde e o bem-estar

5. Melhoria das habilidades interpessoais

6 Elevação do estado de consciência

7. Percepção mais clara

8. Expressão brilhante e beleza realçada

9. Auxilia na eficiência e na criatividade

Também o pranayana utilizado no yoga. O termo PRANAYAMA é a a união de duas palavras: Prana: É considerada a energia vital, energia cósmica . O prana é encontrado em todos os lugares, vai onde o ar comum jamais chegaria, o prana está no mineral, no vegetal, nos animais, no espaço, extrapola ao conceito comum da matéria.

Yama: Controle, domínio, manipulação.

Portanto Pranayama quer dizer domínio do alento vital e da energia da vida.
A trajetória do ar é da seguinte forma: ao inspirar, o ar penetra no corpo pelo conduto interior das narinas, seguindo pela faringe, laringe, traquéia e tubos bronquiais. Neste trajeto, o ar, através de um processo térmico orgânico, torna-se aquecido ao nível da temperatura do interior do corpo, esse processo de introdução do ar é feito pelo diafragma que pode ser definido como um músculo estriado de forma triangular e semi-pontiaguda, amplo e delgado, e que se prolonga através da parte frontal do tórax, separando dessa forma, cavidade torácica da abdominal. O processo da respiração envolve dois sistemas físicos o circulatório e o respiratório, o ar é fundamental na oxigenação das células, ele é processa a pureza do sangue que volta venoso e por essa oxigenação volta a ser puro.



Técnicas Respiratórias:

Pranayana purificador:

Exercício revitalizador, purifica as células, tonifica a pele, equilibra o sistema nervoso.


Em pé com o corpo ereto, pernas semi-abertas , braços soltos ao longo do corpo.
INSPIRAR suavemente pelas narinas, enquanto ergue os braços formando uma cruz, dobrando-os de modo que as mãos toquem o pescoço, (continue inspirando), vá fechando até os cotovelos se unirem. Quando estiverem unidos, SOLTE O AR PELA BOCA DE FORMA EXPONTÂNEA e solte os braços voltando a forma original. Repita de 15 a 20 vezes, aproximadamente 3 vezes por semana. Os horários ideais são sempre de manhã ou de noite, para obter resultados mais profundos.

Pranayana Concentrador:

Eliminar a dispersão da mente, ajudando na capacidade de concentração, equilibra o processo mental, ajuda na postura, bom para evitar a disfunção tireóides e outros males locais. Sua prática constante abre a percepção interior. Ativador de chakras. Principalmente os mais elevados: Coronário e Frontal.

Em pé ou sentado. Adote uma postura agradável, mas sempre com a coluna ereta, mas o corpo solto e flexível, a cabeça ereta na verticalidade da coluna.
INSPIRAR profundamente pelas narinas e ao mesmo tempo pressionar o queixo com firmeza contra a garganta, reter a respiração de forma enérgica enquanto for possível e agradável e não causar incômodo ao praticante. Concentrar-se na chacra frontal, entre as sombrancelhas bem na raiz do nariz e EXPIRAR O AR DE FORMA lenta e tranqüila mantendo a posição. Fazer de 10 a 20 vezes 3 vezes por semana.

Pranayama nádi sodhana:
Exercício respiratório perfeito. Conhecido por ser o mais completo de todos, tem a propriedade de harmonizar todo o corpo e vitalizar harmonicamente todo o corpo físico.

Nadís: São condutores de energias, e o corpo humano tem aproximadamente 72.000 em todo o corpo humano, são conhecidos como meridianos da acupuntura chinesa, tendo as mesmas características sutis.
Desses canais 3 são de energias fundamentais. Os canais da NARINA esquerda (PINGALA), da NARINA direita (IDA) e a coluna vertebral (SUSHUMA).

A narina esquerda carrega o prana lunar, NEGATIVO, a narina direita o prana solar positivo. O canal da coluna contém o FOGO ÍGNEO, onde está o canal KUNDALÍNICO. A kundalini é a energia sexual, adormecida na base da coluna.

Sodhama: Purificação, limpeza.

Portanto NADI SODHANA quer dizer LIMPEZA E PURIFICAÇÃO DOS CANAIS DE ENERGIAS SUTIL, para que estes dêem livre passagem e acesso ao prana, alinhando todos os chakras (Exercício Desbloqueador dos chakras).

TÉCNICA (PRÁTICA):

- EM PÉ ou SENTADO, local apropriado, em silêncio com os olhos suavemente cerrados e os lábios naturalmente fechados ou semi-abertos .
Respire uma 3 vezes de maneira normal enchendo os pulmões e soltando o ar vagarosamente.

Use a mão direita, o dedo indicador deverá ficar acima da sobrancelha bem no meio da testa (não precisa tocar a testa, apenas forme essa concha, vai usar o polegar e o dedo mínimo para alternar numa narina e outra.
A respiração não tem fase de retenção e a expiração é sempre alternada entre uma narina e outra:

a) INSPIRAR lenta e profundamente com as duas narinas.

b) EXPIRAR da mesma forma só que pela narina esquerda, bloqueando a narina direita com o dedo POLEGAR.

c)Voltar a INSPIRAR lenta e profundamente com as duas narinas.

d) EXPIRAR da mesma forma, mas desta vez pela narina DIREITA usando o dedo mínimo para bloquear a esquerda.

e)Repetir a, b, c, d. No mínimo 30 vezes.

f) Repousar por uns instantes e reiniciar mais um bloco de 30 vezes.

Esse exercício pode ser realizado a qualquer hora do dia e não tem contra-indicações. Seus resultados serão imediatos sempre benéficos e profundos.


Às vezes nos encontramos infelizes com nossa vida e adotar pequenas mudanças no nosso dia a dia pode fazer com que vivamos melhor e não insatisfeitos. O primeiro passo tem que ser dado, e talvez seja o mais difícil, pois retira a pessoa de um estado de inércia para outra posição. Então adote pequena mudanças, de forma que não agrida seu ritmo de vida, pois sentindo os benefícios da mudança você conseguira mudar outras coisas que te deixa insatisfeito e assim, passa a ter equilibrio pra enfrentar todos os desafios da vida!!

"Uma única força move o mundo: o interesse." (Friedrich Schiller)

0 Response to "A Respiração"